1990

- O CAF, no dia 17 de março, presta homenagem ao seu Fundador, Francisco José Figueira Tavares, tendo realizado, durante o dia, atividades desportivas, ao fim da tarde, um Colóquio, no Salão Nobre da Autarquia, e, à noite, na Estalagem da Neve, o Jantar de Homenagem.

- Na época desportiva de 1990/91, nos Campeonatos Regionais de Basquetebol, as equipas de Infantis, Iniciados, Cadetes e Juniores Masculinos obtêm o 3.º lugar.

 

1995

- Integrados na Feira de S. Marcos (outubro), o CAF organiza os "Jogos Tradicionais", com a participação das freguesias do Fundão, Valverde, Souto da Casa e Capinha, com o objetivo de recuperar as nossas tradições. Houve competição nos jogos da malha, rolho, fito, lançamento do pião, corrida de cântaros, corrida de sacos e atração com corda.

- Por iniciativa de um grupo de sócios, é formada a Secção de Montanhismo e, após três anos de boa atividade, perante as dificuldades estruturais do Clube, autonomizou-se, criando-se no Fundão uma nova associação, a Gardunha Viva, mantendo as duas coletividades uma boa relação. No entanto, durante a permanência no Clube, foram realizadas diversas atividades que, para além de terem sempre uma significativa participação, ainda nos dias de hoje se efetuam, como a "Marcha Noturna da Gardunha" e a "Travessia da Gardunha".

 

1996

- É criada a Secção de Tiro, tendo sido desenvolvidas diversas atividades internas. Nos anos seguintes, teve participação regular nos Campeonatos Nacionais e em Torneios organizados pelo INATEL.

O CAF, para além destas "recordações", manteve alguma regularidade em certas modalidades, nomeadamente no Futebol (Escalões de Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores), Basquetebol (Escalões de Iniciados, Juvenis e Seniores), Hóquei em Patins (Seniores), Ténis de Mesa e Xadrez.

No entanto, a partir da época de 1991/92, fruto de uma crise verificada no Departamento de Basquetebol, e após um período conturbado e com alguma reflexão, a Direção optou por criar condições para participar regularmente em provas oficiais, nas modalidades de Basquetebol e Futebol.

Motivo de orgulho para o historial do Clube é o facto do Sócio Fundador, Francisco José Figueira Tavares, ter sido distinguido por S. Excelência, o Secretário de Estado do Desporto, com a Medalha de Bons Serviços Desportivos (Despacho n.º 20.753/2002, publicado no "Diário da República" - II Série, n.º 221, de 20 de setembro de 2002).

Um website emjogo.pt